segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sobre a coragem


Coragem implica em abnegação, inteligência, vencer o medo 

Coragem é agir mesmo sem ter o conhecimento sobre as circunstancias em que a ação irá se desenvolver. É quando não se sabe qual será sua condição depois da ação executada.
Medo do fracasso, é quando não temos certeza se nossa ação será julgada por nos mesmos como corajosa e util, ou como estúpida e ridícula. Por isso a coragem depende da inteligência.

Também é preciso autoconfiança, porque no final das contas o que vai fazer com que acreditemos, tenhamos esperança, que julgaremos nossa ação como a corajosa e útil depois dela concluída, é a crença de que somos capazes de realizar algo corajoso e util. Entao, é necessário auto confiança e inteligência.

Alguem que tenha esses dois atributos será corajoso. Mas muitos começaram não tendo algum desses atributos, ou os dois. Isso é possível?

È possível alguém se tornar um herói. È possível não ter uma dessas qualidades, mas desperta-la em momento critico.

O que motivaria o despertar dessas virtudes, a autoconfiança e a inteligência?
A motivação da morte é a motivação suprema. Ela desperta todas as virtudes.

A virtude da autoconfiança, vem de nos focarmos naquilo que podemos fazer, e tirarmos o foco sobre aquilo que não podemos.

A virtude da inteligencia nasce da simples atenção plena. Simples mas difícil de adquirir. Ou de readquirir pois nascemos com ela, assim como os animais selvagens, que as mantem por mais tempo ou por toda vida.

A motivação da morte é superior a motivação do amor?

Já houveram guerreiros que falaram sobre isso. E eles eram guerreiros respeitáveis e reconhecidamente corajosos. Eles falavam sobre a motivação do amor ser superior a todas as outras. Mas é muito difícil entender verdadeiramente o que é amor. Alguns dizem que quando compreendemos verdadeiramente seu significado, percebemos que a motivação da morte e a motivação do amor não são diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário